Astra Sports Tourer

A “station wagon” Astra Sports Tourer, responsável por cerca de 30% das vendas Astra na Europa, terá motor 1.6 BiTurbo CDTI com 160 cv

A nova geração Opel Astra é lançada em Portugal a 19 de Novembro. Primeiro a versão de 5 portas, enquanto a muito desejada variante carrinha, designada Sports Tourer, só em Abril de 2016.

Tal como a carroçaria de 5 portas mantém uma arquitetura compacta e de baixo peso da berlina, o que torna esta carrinha até 200 quilos mais leve que o modelo anterior.

Equipado exclusivamente com motores da mais recente geração Opel, a grande novidade é a estreia do novo turbodiesel 1.6 BiTurbo CDTI com 160 cv de potência e binário máximo de 350 Nm logo às 1500 rpm.

Astra Sports TourerCom caixa manual de 6 velocidades e sistema Start/Stop, este motor permite à Opel Astra Sports Tourer um consumo médio em ciclo misto de apenas 4,2 l/100 km e emissões de 107 g/km na nova carrinha Astra Sports Tourer.

Este novo 1.6 BiTurbo CDTI será, numa primeira fase, exclusivo da “station wagon”. Com 2 turbocompressores montados em sequência e injeção direta common rail, garante prestações ao nível de um motor de 2,0 litros: a velocidade máxima é de 218 km/h e recupera de 80 a 120 km/h, em 8,1 segundos, em 5ª velocidade.

 

Características da Opel Astra Sports Tourer

 

Astra Sports TourerCom um comprimento de 4702 milímetros, largura de 1871 milímetros (com os espelhos rebatidos) e uma altura de 1499 milímetros, mantém as dimensões do modelo anterior, mas disponibiliza mais espaço.

Os motores disponíveis é o mesmo da variante de cinco portas, à exceção do 1.6 BiTurbo CDTI: do 1.0 Turbo de 105 cv até ao 1.6 Turbo de 200 cv, passando pelas opções turbodiesel 1.6 CDTI de 110 cv e de 136 cv, além do anunciado BiTurbo.

Uma das novidades é a abertura da tampa da bagageira através de sensor inferior.

Combinado com o sistema sem chave Open&Start, este sensor deteta o movimento de um pé sob o pára-choques traseiro e aciona a abertura elétrica. A abertura e o fecho da tampa também podem ser efetuados a partir de um comando localizado na porta do condutor, no compartimento de bagagens, ou através do comando à distância da chave.

No interior, condutor e o passageiro dispõem de mais 26 milímetros em espaço livre em altura. Atrás, há um acréscimo de 28 milímetros em espaço para pernas para os ocupantes dos bancos traseiros.

O compartimento de bagagem estende-se até aos 1630 litros de capacidade.

Como a berlina, o Opel Astra Sports Tourer vai dispor de toda a tecnologia de info entretenimento e de todos os sistemas de ajuda à condução. Além do sistema Opel OnStar e dos faróis de matriz de LED IntelliLux, oferece uma série de itens de segurança como o reconhecimento de sinais de trânsito, o alerta de saída de faixa ou o alerta de colisão iminente.