venda leaseplan

No final de 2014 LeasePlan geria 1,42 milhões de veículos em 32 países

Já são conhecidos os valores de venda da LeasePlan e os novos proprietários da empresa que é líder mundial em gestão de frotas e mobilidade automóvel.

A Global Mobility Holding – uma joint venture entre a Volkswagen e a Fleet Investments, sociedade de investimento de um banqueiro alemão – vendeu a empresa a um novo consórcio constituído por um grupo de investidores que engloba os principais fundos de pensão holandeses e dinamarqueses.

O valor total da operação ascende a cerca de 3,7 mil milhões de euros.

No final de 2014 LeasePlan geria 1,42 milhões de veículos em 32 países.

Prevê-se que a operação fique concluída no final de 2015. O acordo está ainda sujeito à aprovação das autoridades reguladoras europeias e de defesa da concorrência, incluindo o Banco Central Europeu e o Banco Central Holandês.

Desde que a Volkswagen avançou com serviços próprios especializados em leasing e renting automóvel – Volkswagen Financial Services – que era conhecida a intenção de alienação dos 50% de capital que detinha na LeasePlan. Recorde-se que o grupo VW adquiriu LeasePlan em 2004 ao banco holandês ABN Amro por 2 mil milhões de euros

Os novos proprietários da LeasePlan tencionam manter uma oferta de serviços diversificada, continuando a operar como uma empresa estratégica e operacionalmente independente.

Os novos accionistas pretendem por isso manter o atual CEO da empresa, Vahid Daemi, que deverá também continuar como Presidente do Conselho de Administração da Leaseplan.

Os ativos da LeasePlan cresceram acima dos 3% no final de 2014, para 19,7 mil milhões de euros. Nesse ano, os lucros aumentaram mais de 14% para 372 milhões de euros.

O número total de veículos financiados ou geridos pela Leaseplan subiu de 1.370.000 no fim de 2013 para 1.420.000 em 2014.