Seat Leon_X-PERIENCE_fleetmagazine_ptO Seat Leon X-PERIENCE estará na rede de concessionários SEAT antes do final do ano, embora o lançamento esteja agendado para o início de 2015.

Este novo Leon completa a gama e promete ser altamente versátil e um verdadeiro SUV.

Tem como base o Leon ST, com o qual partilha quase todos os seus elementos. A sua tração às quatro rodas controlada eletronicamente, suspensão à prova de todo tipo de terreno e a maior distância livre ao solo, fazem do X-PERIENCE um automóvel com personalidade própria, com um aspeto aventureiro e inconfundível e um design interior exclusivo. Foi projetado garantir diversão ao volante sobre qualquer superfície.

Combina a mais avançada tecnologia com funcionalidade e versatilidade. Uma longa lista de sistemas de assistência ao condutor assegura níveis excepcionais de desempenho e segurança, graças à sua tração, potente sistema de travões e aos sistemas de assistência integrados como o Cruise Control Adaptativo ACC com função de travagem de emergência.

Leon X-PERIENCE_fleetmagazine_ptO seu carácter dinâmico é aliado a uma gama de motores TDI e TSI de grande potência que, tal como em todos os modelos da gama, vêm equipados com o sistema Start/Stop e a função de recuperação de energia.

O exponente máximo é o motor 2.0 TDI CR de 184 CV. Com um binário máximo de 380 Nm e caixa de velocidades DSG de série, oferece um elevado rendimento que se traduz num tempo de aceleração de 7,1 segundos dos O aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 224 km/h. A eficiência do motor demonstra um consumo moderado, que se situa em 4,9 litros, com 129 g/km de emissões.

Por outro lado, o motor 2.0 TDI CR com caixa manual de seis velocidades desenvolve 150 CV de potência e 340 Nm de binário. Esta variante consume 4,9 litros, o que equivale a 129 g/km de CO2. O motor 1.6 TDI CR desenvolve 110 CV de potência e 250 Nm de binário com um consumo ponderado de 4,8 litros e emissões de 125 g/km de CO2.

Por outro lado, o rnotor gasolina é o avançado 1.8 TSI de 180 CV. Desenvolve um binário máximo de 280 Nm graças à combinação de injeção direta e indireta e turbocompressor. Tal como na variante TDI mais potente, também conta com uma caixa DSG de seis velocidades de série.

O sistema de tração integral permanente utiliza um novo sistema Haldex de quinta geração, que consiste numa ernbraiagem multidisco com acionamento hidáulico e controlo eletrônico. Durante o funcionamento normal, a embraiagem transmite a maioria do binário às rodas dianteiras. Se estas perderem tração, o binário motriz reparte-se até às rodas traseiras.

O chassis do X-PERIENCE tem uma altura livre ao solo de mais 15 milímetros para enfrentar terrenos difíceis.
A carroçaria adquire um carácter individual graças às molduras de proteção em plástico robusto que se localizam nas embaladeiras e cavas das rodas. A contundente zona frontal dispõe de amplas entradas de ar, faróis de nevoeiro, com função cornering e um protetor de carter em alumínio.
mala Leon_X-PERIENCE_fleetmagazine_pt
A traseira caracteriza-se por um novo para choques com molduras de proteção, uma parte inferior acabada em alumínio e tubos de escape cromados.

As jantes têm 17″ou opcionalmente 18″ com um design exclusivo de cinco raios duplos. O sistema de barras de tejadilho apresenta um acabamento preto anodizado.

A mala mantém as suas enormes cotas de variabilidade e funcionalidade: capacidade de carga de 587 litros, que aumenta até aos 1.470 litros com as costas dos bancos posteriores rebatidos.